Palestras e Treinamentos

Treinar vem do latim que significa “levar a fazer algo”. Assim sendo, podemos entender que treinar é ensinar a fazer algo para adaptar o profissional ao exercício de determinada função ou execução de tarefa específica.
Treinamento é um processo educacional, aplicado de maneira sistemática e organizada, pelo qual indivíduos desenvolvem e/ou aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função de objetivos claramente definidos.
Envolve transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, desenvolvimento de habilidades além de atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente.
Desenvolvimento vem do latim que significa “fazer crescer, progredir em conhecimentos diferenciados dos habituais”.
Ações de desenvolvimento pressupõem uma visão mais acurada de futuro (da organização e do indivíduo), sua base de trabalho ultrapassa o posto atual para se fixar em uma preparação do potencial do indivíduo para progredir.
Buscam desenvolver novas aptidões, conhecimentos e habilidades para atividades futuras.
Consequências da não utilização:
- Focar somente em treinamentos técnicos
- Não customizar para as necessidades da empresa
- Não planejar – reagir de acordo com demandas
- Deixar a definição dos treinamentos somente nas mãos dos líderes
- Não definir objetivo os treinamentos – não avaliar
- Empresa passa a ver como um gasto
- Alta rotatividade da equipe
- Baixa produtividade
- Falta de segurança nas atividades exercidas
- Não entregar o que a empresa espera
Importância:
Ter colaboradores capacitados no que a empresa precisa, aumentando assim sua produtividade e motivação.
Retém talentos e aumenta o capital intelectual da empresa – aptos a trazer ainda mais soluções e inovações no dia a dia da empresa.
Imagine um profissional que faz as mesmas atividades por dez anos, e nunca mais agregou qualquer conhecimento, qual habilidade foi desenvolvida neste período? Nenhuma.
Claro que o conhecimento é importante e fundamental como fator de sucesso, mas sozinho jamais trará o resultado esperado.
É necessário que o profissional e a empresa desenvolvam conhecimentos, habilidades e atitudes.
Etapas:
- Definição do tipo de treinamentos ou do formato da palestra
- Levantamento de necessidades e dos temas abordados
- Definição da carga horária do treinamento ou da palestra
- Conhecimento sobre os participantes
- Aprovação e ajustes
- Planejamento do modelos de ensino-aprendizagem
- Execução